Problemas na Tireoide e a Obesidade
Data de publicação: 04/11/2020

Centenas de milhares de pessoas sofrem com algum problema de disfunção da tireoide no mundo. Em 2016 eram mais de 300 mil! Um problema do organismo em absorver e processar iodo o suficiente, seja devido a uma condição genética ou uma deficiência alimentar – hoje cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma alimentação rica em iodo e sofre com deficiência dessa substância – pode provocar o hipotireoidismo. Essa condição provoca diversos sintomas que podem ser controlados com a alimentação e medicação correta.
⠀
Um sintoma comumente relacionado ao hipotireoidismo é a obesidade. Um caso bastante popular no Brasil foi o caso do Ronaldo Fenômeno. Normalmente a causa da obesidade está mais relacionada ao estilo de vida do indivíduo – como alimentação, sedentarismo, alcoolismo, etc. – do que a uma doença. Mas claro, existem exceções.
⠀
Uma dessas exceções é o hipotireoidismo, uma deficiência na produção de hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) que, em quantidade insuficiente, fazem com que o metabolismo se torne mais lento e que o corpo tenha menos energia.
⠀
Mesmo assim, sozinha, essa condição normalmente não justifica a obesidade, precisando haver um somatório de uma alimentação pouco nutritiva e muito calórica – que faz o individuo comer em excesso e se nutrir pouco – e uma baixa frequência, ou mesmo, ausência de atividades físicas regulares. Essas condições somadas proporcionam o ganho de peso e o hipotireoidismo torna mais difícil de perdê-lo.
Dr. Rodrigo Nankran – CRM 25825MG
www.nankran.com.br